Closets em espaços pequenos

A mídia é responsável por muitos dos desejos alimentados pelo público, o que se aplica até mesmo para itens mais específicos, indo desde um modelo de sapato até a presença dos closets no seu projeto de casa.

No caso desses armários especiais, integrados muitas vezes à própria estrutura do imóvel, a sua disposição acaba se mostrando um desafio se olharmos para o tamanho menor dos imóveis atuais, dentro de um cenário que exige um melhor uso do seu espaço.

É o mesmo tipo de obstáculo que alguém que possui um veículo encontra ao se mudar para um prédio sem garagem. Nesse caso é possível até mesmo alugar um espaço externo para guardar seu carro, o que não é possível com suas roupas.

Cenário que dificulta a criação de um closet, por mais que as casas modernas sejam desenvolvidas para responder a todo tipo de atualização, como em um processo de automação residencial áudio e vídeo, com isso não acontecendo frente aos closets.

Mas isso não significa que o seu sonho de ter um armário diferenciado, tal como aqueles vistos em filmes como As Patricinhas de Beverly Hills (1995), tenha de ser jogado fora. O provador digital pode ser complicado, mas o closet em si nem tanto.

Organizando melhor seu espaço

Uma casa espaçosa pode rapidamente parecer pouco confortável caso ela seja abarrotada de móveis ou itens de decoração. É preciso respeitar um espaço de respiro, sendo algo responsável até mesmo por garantir um maior destaque visual do imóvel como um todo.

Ideia similar aplica-se aos apartamentos pequenos, no qual o desafio é o contrário, sendo preciso saber como melhor utilizar do pouco espaço disponível para posicionar os seus móveis necessários sem que isso roube completamente o seu espaço de interação.

Até porque ninguém gostaria de bater o dedo na quina da estante toda vez que se dirige até a sala, ou até mesmo desistir de colocar uma segura lixeira coleta seletiva aço inox em sua cozinha por causa da falta de espaço.

Na maioria dos casos, faltam aos moradores uma melhor capacidade de organização, o que os impede de aproveitar ao máximo o que está disponível em sua casa, com uma importância para os locais onde a falta de espaço é de fato uma realidade.

Mas isso não significa que você deve simplesmente desistir de comprar um imóvel de interesse ou de desenvolver algum projeto em sua casa por causa dessa questão de locais disponíveis, só é preciso estudar melhor as suas oportunidades nessa arrumação.

O que pode incluir a necessidade de adaptar alguns dos móveis ou itens que irão ocupar um certo espaço na sua casa, o que inclui a presença do seu closet. Sim, é possível ter um dentro do seu pequeno apartamento, só é preciso recorrer a modelos mais acessíveis.

Versões de closet que ocupam pouco espaço

Da mesma forma em que um escritório não deve desistir de procurar por máquinas de café para alugar para disponibilizar em seu campo de trabalho por causa do espaço a ser ocupado, o mesmo pode ser dito sobre a presença de um closet em sua casa.

Só é preciso procurar por modelos que se destaquem pelo uso menor de espaço, o que inclui versões como:

  • Guarda-roupa aberto;
  • Closet estreito;
  • Armário camuflado;
  • Móveis multifuncionais.

Opções que devem ser vistas com atenção para entender melhor suas aplicações.

Guarda-roupa aberto

A retirada das portas já economiza um grande espaço diante do ambiente que seria ocupado por tais elementos sempre que o seu armário estivesse aberto. Um guarda-roupa aberto exige uma melhor organização, criando assim um estilo único ao seu quarto.

Closet estreito

Um closet estreito, que se associa ao tamanho de um corredor, também pode ser uma opção a ser considerado, facilitando assim até mesmo o indivíduo a encontrar por uma peça específica diante da melhor organização que é necessária com tais modelos.

Armário camuflado

O modelo camuflado é aquele que se esconde no campo visível, usando de portas que se sigam o mesmo estilo e cor das paredes, por exemplo. Isso evita um contraste visual e assim criar uma maior sensação de amplitude ao local.

Móveis multifuncionais

Por último destacam-se os móveis de múltiplas funções, com um armário com portas espelhadas, substituindo a necessidade por um espaço para olhar os seus looks, assim como um armário aberto, com a presença de um local para guardar itens.

O que facilita o acesso às suas roupas e ao controle que responde à automação para ar condicionado.

Com essa economia de espaço é possível ter um closet em sua casa, com o local pequeno não sendo desculpa para tirar isso da organização do seu imóvel.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

Leia também...