Sofás em L: veja como usar sem deixar o ambiente apertado

Os sofás de canto ou sofás em L, é um tipo de estofado que admira a todos, pois transforma o ambiente. É uma opção confortável, ampla e que otimiza o espaço como nenhum outro sofá, podendo ser usado para dividir ambientes.

Por esses e outros motivos, o sofá em L tem se tornado um queridinho dos projetos de interiores, especialmente em moradias menores, onde cada centímetro conta.

Para saber mais sobre o uso desse sofá em seu ambiente, se ele pode ser usado em qualquer sala e suas vantagens, continue lendo este artigo que trouxemos para você.

Como usar o sofá em L?

Avalie o local e tire as medidas

Para salas pequenas, o sofá em L é ótimo justamente por conseguir otimizar da melhor forma o espaço disponível, mas ainda assim não se pode negligenciar uma das etapas mais importantes, que é tirar as medidas.

Meça todas as paredes, não somente aquela em que o sofá ficará encostado, pois assim você pode determinar o quanto tem de espaço disponível para a passagem e para outros móveis.

A dica vale da mesma forma se a intenção é usar o sofá em L para dividir ambientes: faça uma avaliação prévia do local e tire medidas.

Se sua casa estiver em etapa de construção de condomínio residencial, você pode aproveitar para projetar o espaço perfeito para as medidas do seu sofá.

Escolha o modelo de acordo com as necessidades

Sabendo exatamente onde ficará o seu novo sofá em L e com as medidas em mãos, chegou a hora de escolher o modelo do estofado.

Sofás em L com 3 lugares são os mais recomendados para salas pequenas, enquanto os que possuem 5 ou mais lugares devem ser usados em salas amplas.

Indo mais além de definir o número de assentos no sofá, é preciso também escolher o modelo, entre:

  • Reclinável;
  • Retrátil;
  • Com chaise;
  • Tradicional.

Tomar essas decisões vai depender do uso que você e sua família irão fazer do sofá. Uma sala utilizada para ver TV e receber convidados merece um modelo retrátil ou reclinável.

Esses modelos são mais confortáveis e permitem o prolongamento do estofado, muito útil ao precisar usar o sofá como cama.

Pode ser que você prefira também um modelo com chaise fixo, tratando-se daquela parte maior do sofá que permite sentar com as pernas esticadas.

É muito importante que seu sofá combine com seus equipamentos em aço inox, principalmente se for usado para separar a sala da cozinha.

Cor e material também devem ser levados em conta

Indo mais além da variedade de modelos, outros detalhes importantes são as cores e o material do sofá em L, embora você possa diversificar usando uma capa coladinha para sofá.

Escolher cores fortes e vibrantes é uma ótima pedida para decorações mais descontraídas e despojadas, mas deve-se tomar cuidado para a cor não se tornar cansativa com o tempo.

Sente-se com calma e avalie as cores disponíveis, vendo quais delas se encaixam melhor no seu estilo e na sua proposta de decoração.

Além da cor, o material reflete muito a personalidade dos moradores da casa. Por exemplo, um sofá de couro é clássico e sóbrio, um sofá de veludo é sofisticado e um sofá de linho é elegante e neutro na medida certa.

Apostando em tecidos mais populares, dê atenção ao suede, um dos mais usados atualmente no revestimento de estofados.

E quais as vantagens do sofá em L?

Mudando seu espaço com um sofá em L e buscando um bom distribuidor de luminárias led você cria um ambiente novo.

Os maiores benefícios do sofá de canto é o aproveitamento do espaço, especialmente em ambientes integrados, onde ele pode ser usado para dividir os espaços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

Leia também...